Yoga para iniciantes: o que você precisa conhecer antes de começar

Postado por Poliana Pillar da Mata Dutra em

Se você é novo neste universo, não se preocupe: este artigo vai te contar tudo o que você precisa saber antes de começar a praticar Yoga.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), praticar Yoga oferece benefícios tanto para a sua saúde física, como mental e, por esse motivo, o número de pessoas que decide aprender mais sobre a disciplina cresce a cada dia.

No começo, principalmente para os iniciantes, pode parecer um pouco difícil memorizar o nome dos asanas ou até mesmo entender, de fato, qual é a melhor maneira de praticar o Yoga de acordo com o seu corpo e as necessidades.

Isso porque encontrar essa resposta pode levar tempo e requer muita disciplina ao longo do caminho. 

No entanto, certas lições você pode começar a partir de agora. Vamos ver quais são elas?

Por onde começar no Yoga

O Yoga é uma prática milenar. Decerto, sua prática foi se transformando ao longo dos anos, mas os princípios básicos permanecem presentes até hoje. 

Sendo assim, o primeiro passo é se familiarizar com a linguagem do Yoga, que reúne uma série de termos com significados próprios. Abaixo, veja quais são os principais:

Meditação

A meditação também faz parte do Yoga. Trata-se de um exercício muito poderoso que tem o intuito de trazer a atenção para o momento presente. “Há o mito de que para meditar corretamente precisamos não pensar em nada, mas isso não é verdade.” conta Poli.

Com certeza, não é com pressa que você atingirá o ápice dos benefícios proporcionados pela meditação. Mas, ao contrário disso, com calma, paciência e disciplina você certamente vai chegar lá.

“Meditação é estar no aqui e agora, sem se preocupar com o futuro e sem pensar no passado. No aqui e agora está tudo bem, os problemas e angústias vem quando corpo está em um lugar e condição que a mente não queria estar ou não aceita.” acrescenta Poli.

Asana

Este é o termo utilizado para se referir às posturas do Yoga. Cada uma delas traz um significado próprio e um grau de dificuldade. 

Os asanas são ferramentas cruciais para quem quer usufruir dos benefícios do Yoga, que permitem uma maior conexão com o corpo e a mente.

Por meio dele, é possível desbloquear  o nosso campo de energia e proporcionando relaxamento ao corpo.

“Originalmente os asanas possuem o nome no idioma sânscrito, mas cada país traduziu para o próprio idioma. Por Exemplo, o asana Adho Mukha Svanasana é conhecido em português como cão olhando para baixo, já que Adho significa para baixo, mukha é rosto, svána significa cão” ela conta. 

Mantras

Você já ouviu dizer que as palavras têm poder? 

“Quando você repete o mantra (que pode ser uma palavra, som, sílaba ou frase) suas ondas cerebrais vão alterando e trazendo para o seu corpo o benefício do mantra entoado” diz Poli.

Essa é uma máxima ainda mais relevante quando se trata do Yoga, já que sons e frases, ao serem repetidas ao longo dos exercícios, são poderosos recursos para estimular a concentração e atrair boas energias.

“De acordo com uma antiga lenda indiana, todo o universo foi criado a partir do canto do mantra OM” diz Poli.

Dhyana

Este termo talvez seja novo para você, mas ele é muito utilizado.

Assim é chamada a prática da meditação dentro do Yoga. O termo tem um conceito complexo e abrangente, mas também deve ser entendido como o ato de contemplação.

Prana

Dentro do Yoga, acredita-se que Prana é a energia vital que existe no corpo de todos nós. 

Entender e saber que esse termo existe é muito importante, pois um dos maiores objetivos do Yoga é justamente gerar o equilíbrio e o fortalecimento dessa energia interna.

Chakra

Os Chakras são os pontos de energia espalhados ao redor do corpo. 

Existem 7 Chakras principais e cada um deles está ligado a uma parte do corpo e pode ser simbolizado por uma cor:

Chakra da raiz : Vermelho

Sacral Chakra: Laranja

Plexo Solar : Amarelo

Chakra do Coração : Verde

Chakra da garganta : azul

Third Eye Chakra: Índigo (Anil)

Chakra da Coroa : Violeta

Om

Esse é o som que feito durante a prática de meditação. Ele também acompanha os mantras no início, meio ou fim.

Pode, ainda, seguir como mantra ao ser repetidos várias vezes ao longo da meditação.

Mandala

As mandalas são círculos conhecidos em muitas culturas, mas que dentro do Yoga simboliza o universo e as forças que vêm dele.

Karma

O karma é uma espécie de lei de retorno, conhecida popularmente, que pode valer para cada ação que você realiza.

Acredita-se que ao se tratar de uma ação boa, ela voltará para você e o mesmo acontece se tratando de coisas negativas.

Você gostou do nosso guia de termos que você precisa saber ANTES de começar a praticar Yoga? Não se esqueça de salvar este artigo para consultar sempre que necessário!


Compartilhe esta postagem



Postagem seguinte →