Por que praticar yoga?

Postado por Poliana Pillar da Mata Dutra em

Por que praticar yoga

Por que praticar yoga?

O universo do Yoga é amplo e envolve uma série de benefícios e melhorias que a prática pode proporcionar para você ao longo do tempo.

Acredite: daqui a 1 ano, você vai desejar ter começado hoje. Isso resume e se aplica à aprendizagem de quase todas as disciplinas e no Yoga não é diferente.

Recentemente, vimos uma alta entre os praticantes de Yoga, sobretudo para manter a saúde mental durante o confinamento.

No entanto, se você nunca experimentou praticar Yoga ou se você já fez mais dúvidas ou dificuldade para torná-lo parte da sua rotina, este artigo vai te ajudar.

A seguir, vamos explorar os principais benefícios para a sua mente, corpo e saúde para que você descubra porquê praticar Yoga:

O que é o Yoga e como tudo isso começou?

Yoga é um estilo de vida criado na Índia, há mais de 5.000 anos. Ou seja, trata-se de ensinamentos que ultrapassam gerações e seguem transformando a vida de muitas pessoas.

Entretanto, você se perguntou qual é o significado da palavra Yoga? É muito simples: Yoga quer dizer unificar. Entre os benefícios que a prática proporciona, podemos citar: 

  • Reduz o estresse e melhora a respiração
  • Ajuda a alcançar equilíbrio entre o bem-estar físico e espiritual
  • Aumenta a compreensão corporal, o que ajuda você a entender seus limites e o próprio funcionamento do corpo
  • Dentro de uma rotina de exercícios, pode ajudar a perder peso
  • Melhora a postura, aumenta a força e resistência (não só física, mas também psicológica)
  • Promove o autoconhecimento e a autoestima
    Por que praticar yoga?

    Agora, vamos entender mais a fundo como esses benefícios podem se refletir na sua rotina:

    Respiração em primeiro lugar

    Você sabia que a respiração é um dos principais pilares do Yoga? Isso porque o ato de “inspirar e expirar” pode ser muito mais benéfico do que você imagina.

    A respiração não só é responsável por oxigenar o corpo, como também tem o poder de conectar corpo e mente. 

    E você sabe qual é o resultado dessa junção? Fazer com que você se sinta presente, pronto para viver o aqui e o agora, deixando os sintomas da ansiedade para trás ou no passado.

    No Yoga, os asanas mesclam com a respiração. Em um movimento, o foco está em inspirar e no outro, expirar. Dessa forma, o corpo e a mente se conectam cada vez durante a prática, sem que você nem perceba!

    “Acredito que o que aprendemos no tapete levamos para a vida. Respirar no nosso tempo e no nosso limite gera mais calma para fluir na vida, deixando as coisas acontecerem no seu tempo sem enlouquecer!” acrescenta Poli.

    Diminuição do estresse

    As longas horas sentado na frente do computador, as longas reuniões e a correria do dia a dia. É justamente nessas horas que, tirar uma pausa para fazer Yoga é transformador.

    O Yoga possui as ferramentas necessárias para acalmar o corpo e a mente, além de proporcionar uma sensação de “limpeza” da alma. 

    Com auxílio dos exercícios e da medicação, a prática promove o aumento do bem-estar, ajuda a equilibrar o corpo e a tranquilizar os pensamentos, sobretudo os negativos.

    É por isso que, além de fazer bem para o corpo, o Yoga também é indicado como prática e para fins terapêuticos, principalmente para quem sofre com a ansiedade. E você sabia que há vários asanas que você pode fazer no intervalo do trabalho?

    Melhora da consciência corporal

    Você já parou para pensar o quanto a consciência corporal é importante para o seu desenvolvimento? É por meio dela que você pode alcançar mais equilíbrio mental e emocional.

    Gradualmente, você verá os benefícios que a prática do Yoga proporciona, e um deles certamente será entender melhor as necessidades, o ritmo e as limitações do seu corpo. E aprender, especialmente, como respeitá-las.

    Afinal, o Yoga preza sempre pela interiorização, ou seja, ter um olhar mais direcionado para dentro de si mesmo. Esse é o caminho para um entendimento emocional e mental mais amplo e saudável.

    Aumento da concentração

    Se você é do tipo de você costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo e tem dificuldade para se concentrar em uma única atividade?

    Saiba que o Yoga pode ajudar você neste desafio de se concentrar mais no que requer a sua atenção em um determinado momento e afastar os pensamentos desnecessários que prejudicam a sua proatividade.

    Ao trabalhar todos os fatores que citamos ao longo deste artigo você vai poder integrar melhor corpo e mente e assim conseguir elaborar os seus pensamentos de forma mais clara.

    Considerações finais

    O Yoga é uma ferramenta muito poderosa para promover a união entre o corpo e a mente. 

    Conhecer os benefícios da prática é o primeiro passo para mergulhar no universo de possibilidades que ela oferece.

    Você gostou deste artigo? Então, não se esqueça de compartilhar com mais pessoas, com certeza, suas amigas vão adorar conhecer os benefícios do Yoga também!


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