Como praticar Yoga em casa?

Postado por Poliana Pillar da Mata Dutra em

Praticar Yoga em casa lhe parece uma ótima ideia, no entanto, ainda existem dúvidas sobre o assunto? Este artigo vai ajudar a esclarecê-las.

Emergindo como a solução ideal para quem gostaria de iniciar ou até mesmo dar continuidade a prática, exercícios como o Yoga, entre uma pausa e outra durante o home office ganharam força, sobretudo durante a quarentena.

Sim, começar o Yoga é bem fácil, requer poucos equipamentos, um dispositivo conectado a internet e, com bastante disciplina e força de vontade, você pode ir longe, sem sair de casa.

No entanto, será que é só encontrar um vídeo na internet e começar a praticar? Na verdade, não é bem assim. 

Assim como qualquer tipo de exercício, praticar Yoga com segurança requer certos cuidados e vamos falar um pouco mais sobre eles abaixo.

Antes de mais nada, relembre os benefícios de praticar Yoga 

O Yoga é uma ótima ferramenta para diminuir a ansiedade e tem, até mesmo, benefícios terapêuticos para o corpo e para a mente.

A prática promove a consciência corporal, que é fundamental para recorrer aos limites e as potencialidades do seu corpo. Dessa forma, também ajuda a melhorar a qualidade do sono e proporciona alívio de dores musculares.

“No campo psicológico a consciência corporal aumenta a autoconfiança. Portanto, se você está ansioso, fica muitas horas na frente do computador ou no celular, tem dores nos ombros e nas costas com frequência, o yoga é para você!” diz Poli.

Portanto, praticar Yoga é ainda mais recomendado se você sofre de dor nas costas, por exemplo, ou, ainda, para quem passa muitas horas trabalhando em frente ao computador.

Praticando Yoga em casa: por onde começar

Escolha um ambiente da casa em que você se sinta confortável

O Yoga não requer um tipo específico de espaço, no entanto, é muito importante que você se sinta à vontade para praticar.

Procure um lugar da casa com amplitude suficiente para a realização dos asanas e também para que seu tapete fique estendido por inteiro. Se possível, afaste os móveis durante a prática.

“É legal criar o seu momento de relaxamento, então colocar uma playlist tranquila, acender incenso, cristal e elementos que te tragam conforto são super bem-vindos.” diz Poli.

Reserve um momento para isso

O Yoga exige concentração, até mesmo porque envolve momentos de meditação em que você precisa relaxar o corpo e a mente. Para isso, é muito importante evitar ruídos e barulhos externos.

“Os movimentos são integrados com a sua respiração, com o momento certo de inspirar e expirar. Ademais, a prática do yoga proporciona também momentos de meditação” explica Poli.

Nem sempre isso é possível, né? No entanto, tente dar os primeiros passos. Converse com as pessoas que vivem com você e diga o quanto é importante não ser interrompida durante o Yoga. 

Coloque um aviso na porta do cômodo para indicar que você está ocupada naquele momento.

Além disso, há outro foco de distração que também deve ser evitado: o celular. Durante a prática, deixe as mensagens no silencioso, dessa forma, você evita perder a concentração ou até mesmo estimular a sua ansiedade. Por isso, é fundamental ter um momento seu.

Utilize uma música de fundo

Outra dica que ajuda na concentração, até mesmo quando há ruídos externos no ambiente, é ter um fundo musical que ajuda a promover o relaxamento e a conexão com o seu eu interno.

Você sabia que há várias trilhas sonoras que ajudam você a meditar e praticar Yoga em casa? Experimente! Isso ajuda a levar a sua mente para o estágio de meditação desejável.

Cuidados na hora de praticar Yoga em casa

Escolha um bom tapete

O tapetinho de Yoga não só torna a prática mais confortável, como também mais segura. Por isso, escolha um modelo que seja antiderrapante, pois isso vai te ajudar a ter mais firmeza na hora de fazer as posturas.

“Ainda que a tentação seja grande, não pratique no tapete da sala da sua casa. Em vários asanas, você vai colocar o rosto no tapete, então não é legal que outras pessoas tenham pisado no local, com ou sem sapato” diz Poli.

Uma dica: os tapetes da OmFlows são todos antiderrapantes. Além disso, você estará praticando sem professor para te corrigir e alinhar evitando possíveis lesões, invista em pelo menos 2 blocos de yoga e 1 cinto de alongamento para te ajudar.

O tapete é indispensável para uma prática de yoga com qualidade, segurança e conforto.

Muito cuidado na hora de escolher a roupa

Para praticar Yoga em casa, é fundamental investir em roupas que permitam você se movimentar livremente, em qualquer postura que você estiver.

“Opte sempre por roupas justas ao corpo e que permitam movimentos. Evite blusas largas, porque isso vai atrapalhar nos movimentos, principalmente nas invertidas. Para os homens, é preciso se atentar ao material das calças ou priorizar o short.”

Não há uma roupa certa ou errada, no entanto, é preciso escolher a que mais a deixa confortável para fazer as posturas corretamente.

Entenda e respeite os seus limites

Não é de uma hora para a outra que você estará fazendo todo e qualquer tipo de asana. Na verdade, isso exige muito treino e decisão.

Ao longo do percurso, é muito importante respeitar os seus limites. Caso você sinta dor, sinta-se cansada ou até mesmo tenha dificuldades em tomar uma determinada postura, não faça. Sinta os limites do seu corpo e respeite isso.

"Lembre-se: yoga praticado corretamente NÃO causa dor. Em caso de dúvidas esclareça com seu professor ou descubra acompanhando o instagram da Om Flows. Ensinamos muitas posturas de yoga por lá!" acrescenta Poli.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do Yoga? Então, acredite e deixe os seus comentários, vamos adorar te ouvir!


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior